segunda-feira, 31 de março de 2008

Estádios e aeroportos

Porque raio é que são a favor da construção de mais um aeroporto e contra uma ligação de TGV?
Pondo de parte politiquices, pois não há pachorra, não posso deixar de mandar minha jarda!
Primeiro porque ouvi dizer que anda ai a mais, uma cena estranha a que chamam de CO2 e caso não saibam, em Portugal, as quantidades de emissões de CO2 relativas apenas aos transportes aumentou, nas últimas duas décadas, cerca de 250%.. e o que nós fazemos?

Agora dizem vocês, “ah e tal, mas ninguém vai viajar de TGV porque as viagens são muito caras..”. Na minha inocente maneira de ver as coisas acho que nas linhas do TGV também dão para comboios de mercadorias, não?

Já agora, no transporte de mercadorias, as diferenças entre o rodoviário e fluvial versus ferroviário são brutais. Por exemplo, o consumo energético no deslocamento de 1 tonelada de mercadoria via-férrea é, em média de 0,45 MJ/Km, enquanto que no rodviário é cerca de 1,8MJ/Km.




"It is our responsabilities, not ourselves, that we should take seriously"

PETER USTINOV


8 comentários:

tiago disse...

Atenção que também ouvi dizer que anda aí um guarda fiscal com carro novo que emite 155 gramas de co2 pa fazer 1 Km!!

Simple Words disse...

sim senhor,

Deixamos de dizer mal dos outros e deixamos a revista Maria para passarmos ao Partido dos verdes.

Olha que este Blogue tem futuro, sim senhor............

trigolimpofarinh@mparo disse...

Não, não dá para mercadorias...

Tenta novamente... já que esta jarda foi fraquinha, fraquinha!!! Foi uma jardinha... uma jarda (à)pinguinhas!!!

tiago disse...

em frança dá, o nosso é diferente?

Morgainne disse...

oh Tiago lá porque tu gostas de andar de comboio e tens (como hei-de dizer isto) um certo "arreceio" de andar de avião, não quer dizer que... bem, enfim, perdi-me...
Mas não importa, eu também gosto de andar de TGV é menos maçante que o avião...
Agora a respeito do CO2 e da bela frase do Peter Ustinov... "Que fazes tu, caro amigo?"

tiago disse...

eu evito o avião e tu? lol

xein disse...

e tu? já mudaste esse cabelinho?

tiago disse...

que fixação é essa com o meu cabelo? Por acaso até cortei o cabelo no sábado!! :P